1Bolsa BI (Bolsa de investigação para Mestre) no âmbito do projeto InCarbon - Carbonatação in-situ para redução de emissões de CO2 de fontes de energia e industriais no Alentejo, (“PTDC/CTA-GEO/31853/2017), financiado por pelo Orçamento de Estado, através da FCT.
Requisitos de admissão: Mestrado numa das áreas referidas na “Área Científica”, sendo considerado fator prioritário a classificação em unidades curriculares nas áreas de mineralogia e petrografia assim como experiência em espaço laboratorial (geologia e química) e em técnicas analíticas (e.g. XRF, XRD, SEM-EDS, ICP-MS, Análise Térmica, microscopia ótica).
Plano de trabalhos: O bolseiro participará no projeto InCarbon como investigador da Universidade de Évora e participará na tarefa de caracterização laboratorial de amostras de rochas máficas e ultramáficas ante e pós ensaios de carbonatação, envolvendo preparação de amostras (e.g. manufatura de lâminas delgadas e polidas), análise textural, mineralógica e química através de diferentes técnicas analíticas (e.g. XRF, XRD, SEM-EDS, ICP-MS Análise Térmica, microscopia ótica).
Assim, espera-se que o bolseiro BI Mestre contribua de forma ativa e empenhada para:
· Preparação física de amostras para técnicas analíticas:
· Caracterização textural, mineralógica e química de rochas máficas e ultramáficas;
· Caracterização petrográfica do processo de carbonatação (mineralogia e textura); e
· Análise e tratamento de dados.