Bolsas de Excelência do Governo do México para Estrangeiros 2018

Encontra-se aberto até 28 de setembro de 2017, concurso para atribuição de Bolsas de Excelência do Governo do México para Estrangeiros 2018.

A Secretaria (Ministério) de Relações Exteriores do México, informa que os originais deverão ser entregues na Embaixada do México em Portugal. Para o ano de 2018, a oferta para Portugal, é de 4 bolsas novas e 1 prorrogação. Os resultados dar-se-ão a conhecer a partir de 29 novembro de 2017 através da Embaixada do México. As bolsas são unicamente para as áreas de conhecimento e instituições assinaladas na Convocatória 2018. Não são considerados os expedientes que não cumpram com todos os requisitos estabelecidos na Convocatória. 

Sobre este assunto a Embaixada do México informa os requisitos que deverá conter o expediente de cada aspirante:

  1. Formato de solicitude
  2. Texto em que se detalhem as razões que o motivam a realizar os estudos ou investigação no México.
  3. Curriculum Vitae
  4. Carta de compromisso de retorno ao país de origem
  5. Carta de aceitação académica da instituição mexicana recetor, assinada pela autoridade correspondente, que indique a duração dos estudos com data de início e fim, assim como a modalidade dos estudos a realizar. Na carta de aceitação deverá constar a tutoria que oferecem para o desenvolvimento da investigação e o nome da pessoa que o assessorará.
  6. Cópia do título profissional do último grau de estudos.
  7. Cópia do certificado do último grau de estudos com média mínima de 8/10.Caso a escala seja diferente é indispensável apresentar a equivalência ao sistema mexicano.
  8. Para as bolsas de mobilidade, é necessária uma comunicação emitida pela instituição de origem na que se comprometem a reconhecer os créditos educativos dos estudos que serão cursados no México.
  9. Para instâncias de investigação, cópia da constância académica que acredite que concluiu ou se encontra inscrito num programa de maestria ou doutorado.
  10. Em caso de que se encontre no México, é necessário o documento migratório vigente, com a condição de estância de Residente Temporal Estudante. 
  11. Quando o espanhol não é a língua materna do postulante, comprovante de conhecimentos avançados de espanhol, emitido por uma universidade ou centro de ensino.
  12. Cópia da acta de nascimento.
  13. Cópia do passaporte
  14. Certificado médico, atualizado com um máximo de três meses de antecipação à entrega do expediente, emitido por uma instituição pública ou privada. Não serão aceites certificados de médicos independentes.
  15. 4 Fotografias recentes originais, de frente com fundo branco de 3x3 cm, com o nome e nacionalidade no verso (não são aceites impressões digitais).
  16. Carta de aceitação assinada, na qual aceita as condições Gerais do programa.

Mais informações                      

Publicado em 22.08.2017
Fonte: GabCom | UÉ