Orientação: Olga Magalhães
Na última década do XXI, o ensino superior em Angola sofreu mudanças substanciais, com o alargamento geográfico da rede universitária em todo território nacional, constituindo-se assim oito regiões académicas. Mas perante esta expansão vão surgindo vários constrangimentos, quer a nível interno quer a nível externo. Um destes constrangimentos tem a ver com o perfil do docente universitário de acordo com os padrões qualitativos exidos pela sociedade. Com este trabalho pretende-se analisar o perfil do docente universitário em Angola, a partir das suas conceções e práticas, tendo em conta as perspetivas e desafios do ensino superior. Com efeito, utilizou-se como técnica de recolha de informações o inquérito por questionário, aplicado a Docentes universitários e estudantes das regiões académicas I e VII, recorrendo desta forma a uma abordagem quantitativa, utilizando métodos descritivos e analíticos. Optamos pela amostra não probabilística formado por 105 (cento e cinco) professores e 180 (cento e oitenta) estudantes das duas regiões académicas. Neste contexto e dada a exigência observada nos dias de hoje, por parte dos estudantes, o óbvio é que os docentes tenham a obrigação de adquirirem maiores competências para o exercício da profissão. Neste sentido, o estudo permitiu mostrar perante os desafios a nível da legislação Angolana e da globalização, que o perfil do docente universitário nas duas regiões académicas ainda não é o mais adequado perante os padrões de qualidade no ensino que almeja-se.
Os resultados do estudos permite abrir a discussão para novos desafios e uma reflexão coerente e crítica sobre o professor do ensino superior em Angola suas acções em relação a triologia ensino investigação e extensão com vista a melhoria do sistema educativo em Angola.
Palavras-chave: Angola, Docente Universitário, Ensino Superior e Perfil docente