Orientação: Jorge Bonito
Na atualidade, o papel do professor continua a assumir destaque no processo de ensino e de aprendizagem. Existe evidência forte que as conceções que o professor tem acerca da natureza da ciência que ensina e do modo como se aprende condicionam, em larga medida, o seu discurso e a sua atuação didática, particularmente porque a aprendizagem de procedimentos e atitudes segue condicionalismos especiais e muito diferentes daqueles normalmente estabelecidos para os vulgares conteúdos factuais dos programas. Partindo deste paradigma, desenvolveu-se esta investigação focada na identificação das conceções predominantes de professores de História e Geografia, de Matemática e Física, e de Biologia e Química do ensino médio, em exercício de funções na Escola de Formação de Professores n.o 1093 – Garcia Neto, em Luanda. Com um desenho de pesquisa de base investigação-ação, recolheu-se informação por aplicação de um inquérito por questionário aos/às alunos/as que frequentavam as 10.a, 11.a e 12.a classes a fim de se encontrarem os reflexos das conceções dos/as professores/as, que também foram identificadas através do mesmo instrumento. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores/as para aprofundamento dos resultados encontrados. Seguiu-se a implementação de um plano de formação de desenvolvimento profissional, com base em algumas das fragilidades encontradas. O impacto desta intervenção foi lido através da observação de episódios letivos. Os principais resultados apontam para o facto de os/as alunos/as perfilharem posições mais concordantes com os quadros teórico e concetual do que as dos/as seus/suas docentes. A imagem da Ciência transmitida pelos/as professores/as varia entre uma visão racionalista e uma empirista, com conceções ligadas a um modelo de relativismo epistemológico. As abordagens curriculares adotadas situam-se entre o modelo magistral e as que recorrem ao uso de algumas tecnologias e de trabalho experimental, trabalhando-se, no sentindo da uniformização, atendendo às diferentes etnias e concorrendo para a aceitação da diversidade. As fases estruturantes da aula (nomeadamente o asseguramento do nível de partida e o desenvolvimento) foram comuns nas diferentes aulas assistidas. O conceito de aprendizagem é definido pelos/as professores/as de modo diverso, condicionando a sua planificação letiva. Os/As professores/as manifestam diversas estratégias com vista à promoção da aprendizagem e da perícia reconhecendo a dificuldades na sua implementação e a importância do seu desenvolvimento. Entre os modelos didáticos adotados pelos/as docentes, o modelo construtivista é o mais comum. Os resultados apontam para alguma alteração das práticas, inferindo-se uma ligeira modificação das conceções dos/as professores/as no período imediatamente decorrente à implementação do programa de desenvolvimento profissional. O conhecimento gerado com o presente trabalho pretende constituir-se como um contributo para a compreensão do conhecimento profissional dos/as docentes e, em consequência, para a definição de estratégias de desenvolvimento profissional, no sentido do enriquecimento das conceções e atuações dos/as professores/as, otimizando a sua ação e, em consequência, a melhoria das aprendizagens dos/as alunos/as, capacitando-os para a ação docente.
Palavras-chave: Conceções epistemológicas; Formação de professores; Desenvolvimento profissional; Ensino; Aprendizagem.