Orientação: Ana Alexandra Lázaro Vieira da Silva
O presente trabalho intitula-se: Avaliação do nível de proficiência linguística no domínio sintático: Um estudo de caso com estudantes da disciplina Português II do Curso Regular da ESPB. O propósito foi o de averiguar as razões de tamanhas dificuldades experimentadas pelos Estudantes da ESPB quanto a absorção dos conhecimentos transmitidos e os resultados pouco animadores que têm sido colhidos.
Por meio da pesquisa exploratória realizada, foi possível diagnosticar a realidade linguística dos estudantes do II Ano, Regime Regular e reconhecer que o Nível de Proficiência Linguística usado na condução do Ensino, não está em harmonia com o nível de proficiência adquirido pelos Estudantes à sua saída do nível de escolaridade anterior. Este desfasamento, gera, incontornavelmente, dificuldades, pois professores, livros, fascículos e documentos reitores estão em um nível superior àquele que é suportado pelos Alunos.
Partindo da tese segundo a qual o nível de proficiência linguística de um estudante deve estar alinhado com o nível linguístico usado para a transmissão dos conteúdos, o presente trabalho, que se cingiu na abordagem da esfera sintática, discorre desde a realidade sociolinguística da população biena, abordando em seguida algumas noções gerais sobre a Proficiência Linguística, a importância dos conhecimentos sintáticos para a boa estruturação do discurso, o valor do QECR para as Línguas, no estabelecimento de padrões e perfis de saída para os estudantes das Línguas e aportar do diagnóstico da realidade dos estudantes da ESPB, em relação à sua Procedência Linguística no domínio Sintático. O diagnóstico foi suportado por um conjunto de teorias, cujos defensores são autoridade nos estudos linguísticos desde os momentos longínquos dos estudos das ciências da linguagem, aos nossos dias, e por uma metodologia que embasou toda a pesquisa e permitiu tirar conclusões que geraram algumas recomendações.
Palavras – Chave: Proficiência Linguística, Sintaxe, Nível sintático, ensino-aprendizagem, Língua Primeira, Língua Segunda.