Orientação: Benoît Gibson
A presente tese de doutoramento tem como objectivo principal estudar a evolução da emancipação técnico-expressiva da viola de arco em Portugal, das origens até 1945, analisando e mapeando um processo histórico até hoje totalmente desconhecido.
Para este efeito, procede-se ao levantamento de fontes musicais inéditas, respectivo tratamento crítico e análise de características técnicas e interpretativas, bem como à investigação documental histórica e musicológica, por forma a contextualizar o processo estudado. A partir deste suporte documental, foca-se o percurso de autonomização das práticas do instrumento ao longo do período cronológico abordado, realizando um acompanhamento dos resultados da investigação em contexto de performance, por forma a relacionar o repertório histórico investigado com o estado da arte técnico e artístico na viola contemporânea. Desta forma, para além do relevo dado à sistematização do processo de afirmação do instrumento em Portugal, produz-se um output de obras históricas inéditas e de novo repertório, resultando num incremento significativo na literatura violetística portuguesa existente.
Palavras-chave: viola de arco; emancipação técnico-expressiva; repertório histórico português