NEWSLETTER
Trimestral | Nº 01 - 2020
Formação Avançada

Doutoramento em Ciências da Educação
A Prática de Ensino Supervisionada na Formação Inicial de Professores de Matemática - Um estudo de caso com estudantes do ISCED-Huíla/Angola
Augusto Moura Rasga

A Prática de Ensino Supervisionada na Formação Inicial de Professores de Matemática - Um estudo de caso com estudantes do ISCED-Huíla/Angola

Orientação:  Ana Paula Canavarro & Valdeni Soliani Franco

A presente investigação centrou-se no estudo do papel da prática de ensino supervisionada para os estudantes do curso de Ensino de Matemática do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla-Angola (ISCED de Huíla) e da sua contribuição para o desenvolvimento do conhecimento profissional dos futuros professores.

O quadro teórico contemplou três áreas de conhecimento: O conhecimento profissional do professor de Matemática, sua natureza e conteúdo; a formação inicial de professores de Matemática e, por último, as práticas de ensino supervisionadas na formação de professores.

A modalidade de investigação usada foi o estudo de caso exploratório, com uma abordagem mista, concretizando-se com a aplicação de um questionário elaborado e validado por especialistas. O tratamento dos dados qualitativos baseou-se na análise de conteúdo com a inserção em categorias depreendidas da literatura especializada. Os dados quantitativos foram tratados com aplicação de técnicas estatísticas.

O estudo permite concluir que a prática de ensino supervisionada possibilitou aos estudantes experienciar de forma contextualizada o que aprenderam de teoria e constituiu-se como a base para o desenvolvimento do conhecimento profissional. A reflexão sobre a ação ajudou a iniciar a construção da visão da identidade de ser professor.

Contudo, constatou-se que a prática de ensino supervisionada foi manifestamente percebida como insuficiente. Não houve uniformidade de atividades entre os estudantes quanto ao número de aulas observadas, aulas lecionadas e encontros de reflexão sobre a prática. O estilo de supervisão dominante foi o diretivo-ativo. Os estudantes revelaram que tinham dificuldades ao nível do domínio do conhecimento didático, principalmente quanto ao conhecimento do conteúdo específico para o ensino de Matemática, conhecimento do currículo e das formas de aprendizagem dos alunos e do conhecimento do uso e aplicação de tecnologia na sala de aulas. Isto sugere que a forma como a prática de ensino supervisionada se desenvolve necessita de ser reformulada de modo a que esta possa cumprir o seu papel fundamental como espaço privilegiado de construção do saber profissional.

Palavras-chave: conhecimento profissional; formação inicial de professores de Matemática; supervisão de práticas de ensino; estudantes do ISCED-Huíla