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Trimestral | Nº 03 - 2018
Formação Avançada

Doutoramento em Sociologia
Desenvolvimento e Educação: contributo para uma estratégia de intervenção em Timor-Leste
José António Costa

Desenvolvimento e Educação: contributo para uma estratégia de intervenção em Timor-Leste

Orientação: M Saudade Baltazar

Esta dissertação pretende mostrar a natureza das linhas políticas públicas e ação governativa no processo de desenvolvimento educacional nos 15 anos de independência de Timor-Leste. O desenvolvimento e educação são os eixos fulcrais e indissociáveis para o progresso socioeconómico do país. Tendo como base Timor-Leste, o objeto de estudo, o desenvolvimento do país é absolutamente dependente do setor de educação e que desempenha a função determinante na formação dos seus cidadãos como percussor do desenvolvimento nacional. Assim, e partindo de um conjunto amplo de perspetivas e relevâncias teóricas e analíticas, e que facilitaram notoriamente a compreensão do trabalho elaborado orientando toda a investigação científica. O estudo opta por um desenho de investigação essencialmente de cariz qualitativo descritivo e explorativo, alicerçado numa análise interpretativa das fontes documentais e dos registos temáticos das entrevistas semiestruturadas realizadas a 15 atores chaves no setor de educação, e na aplicação de grupos de discussão constituídos por agentes e protagonistas da ação que conhecem rivilegiadamente a realidade estudada. O estudo corresponde a todas as regiões de Timor Leste, por no plano nacional a situação da educação das crianças e os jovens continuar a ser um problema de grande magnitude, pelas assimetrias regionais que se fazem sentir no país em particular entre zonas rurais e urbanas, e em que a dificuldade de acesso à educação torna-se uma incondicional debilidade que está a enfrentar na sociedade em geral, especificamente exclui os jovens enquanto categoria social dotada de qualificação e capacidade de intervenção ativa em prol do desenvolvimento do país. E por outro lado, existem os constrangimentos identificados nas linhas de política de educação assim como a falta de determinação política no que concerne a uma ação governativa com efetivo investimento em recursos humanos, técnicos e financeiros. A par deste diagnóstico detalhado de Timor-Leste apresentam-se contributos para a definição de estratégias de intervenção no setor educativo como sustentáculo do desenvolvimento deste jovem país.
Palavras-chaves: Desenvolvimento, Educação, Timor-Leste

Agenda
III Ciclo de Conferências
De 09.06.2018 | 15:00 a 24.11.2018
III Ciclo de Conferências
De 09.06.2018 | 15:00 a 24.11.2018
Disseminação do Projeto Cognition & Inclusion na Universidade de Évora, a 1 de outubro de 2018
Em 01.10.2018 | 11:00
Publicado em 27.09.2018
CALL FOR ARTICLES
Publicado em 26.09.2018