Promovido pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora - CICS.NOVA.UÉvora e pelo Departamento de Sociologia da Escola de Ciências Sociais, decorreu nos dias 1 e 2 de junho, na Universidade de Évora, o 1.º Congresso Internacional de Redes Sociais (CIReS). Este fórum científico congregou investigadores, técnicos e especialistas que desenvolvem a sua atividade no quadro das redes sociais, seja no seu estudo, seja no desenho e concretização de projetos de intervenção social e organizacional.
Participaram no CIReS conferencistas dos vários pontos do globo, com principal destaque para o Brasil e Espanha, que, ao longo de dois dias, dinamizaram um quadro de partilha e reflexão em torno da multiplicidade das redes sociais e das metodologias para o seu estudo científico.
O 1.º CIRES envolveu mais de duas centenas de analistas e investigadores de redes sociais, técnicos da intervenção social, estudantes de várias áreas científicas, docentes dos vários níveis de ensino e técnicos de organizações sociais (empresas, ONG, municípios, etc.) que pretenderam conhecer, discutir, aprofundar e disseminar dinâmicas e práticas de utilização de redes sociais em projetos de intervenção social e organizacional, bem como, discutir, analisar e disseminar experiências e projetos que tenham como base a teoria e metodologia de análise de redes sociais,
Em complemento, foi dinamizado um Workshop sobre Metodologias Participativas & Colaborativas: a SPIRAL, destinada a doutorandos e mestrandos em Sociologia, com vista ao reforço das suas competências em práticas de investigação social., e que se revelou muito participada. Iniciativa que justifica o pleno interesse em associar atividades de natureza distinta, seletivamente direcionadas para investigadores juniores.
As finalidades do CIReS consistiram em:
Face ao sucesso da primeira edição, aferido com base em testemunhos que chegaram à organização através de diversos meios, e nos resultados da avaliação do evento, já está garantida a realização de uma segunda edição, orientada para reforçar a dimensão internacional do evento, em data e local a anunciar brevemente.