Entre março e abril de 2019, e após meses de negociações entre a Comissão Europeia, o Conselho Europeu e o Parlamento Europeu, foram acordados os termos do regulamento do concurso para Expressão de Interesse para membros dos cinco "Mission Boards", grupos de alto nível que irão definir os termos de referência para as cinco áreas das primeiras grandes “missões de I&D” do próximo Programa-Quadro de Investigação e Inovação, o “Horizonte Europa” (2021-2027).
O Horizonte Europa estrutura-se em três pilares complementares e interligados, sendo o Pilar I, "Ciência de Excelência"; o Pilar II, "Desafios Globais e Competitividade Industrial Europeia" e o Pilar III, "Europa Inovadora". Para além dos três pilares, acresce ainda o Pilar Horizontal "Alargamento da participação e reforço do Espaço Europeu da Investigação".
No âmbito do Pilar II - "Desafios Globais e Competitividade Industrial Europeia”, foram definidas Missões em temas transversais que garantam impacto socioeconómico e também parcerias europeias com a indústria e os Estados-Membros.
As “Missões de I&D” são uma novidade no futuro Programa-Quadro de Investigação e Inovação “Horizonte Europa” com o objetivo de associar a investigação e a inovação da UE a grandes desafios e necessidades da sociedade e dos cidadãos, com forte visibilidade e impacto, tendo sido definidas cinco: Adaptação às alterações climáticas, incluindo a transformação societal; Cancro; Oceanos, mares e águas costeiras e interiores saudáveis; Cidades Inteligentes com impacto neutro no clima; Saúde dos solos e alimentação.
Ao concurso para integração dos "Mission Boards", que esteve aberto até 11 de junho, foram apresentadas 1969 candidaturas de todo o espaço europeu, tendo Teresa Pinto Correia sido selecionada de entre os 215 candidatos para integrar o Mission Board em Saúde dos solos e alimentação. sendo a investigadora um dos cinco portugueses selelleconados para os grupos de alto nível.