O Curso de Operadores de Máquinas Agrícolas (COMA 2019) que se realiza desde 1982, promovido pelo IEFP (Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora) em parceria com a Universidade de Évora, chegou ao fim com uma cerimónia de entrega dos certificados.
O curso decorreu entre o dia 22 de Julho e 13 Setembro e contou com 29 participantes, entre os quais alunos de licenciatura ou alunos de mestrado da Universidade de Évora, do Instituto Superior de Agronomia e da Escola Superior Agrária de Elvas.
Habitualmente, o COMA realiza-se no verão e dá aos formandos a oportunidade de praticar as principais operações que se realizam numa exploração agropecuária. Ao longo de 275 horas, têm formação prática com alfaias e tratores (o que lhes permite obter a carta de condução categoria 3), formação em processos e métodos de proteção fitossanitária e de aplicação de produtos fitofarmacêuticos (que lhes permite obter o cartão que permite realizar aquelas operações) e ainda formação proteção de ruminantes e equinos em transporte de longa duração (que os habilita a fazer o transporte daquelas espécies).