Orientação: Vanda de Sá
O estudo aqui apresentado pretende analisar os problemas de técnica instrumental e deinterpretação do violino no repertório a solo e música de câmara do compositor Fernando Lopes-Graça (1906-1994). Tenciona também proporcionar dados analíticos, assim como sugerirmétodos de estudo e formas de preparação para a execução das obras. A investigação enquadraráno conjunto do repertório para violino, um estudo sistemático de quatro obras que levantamproblemas diferenciados: Sonatina Nº1 para violino e piano; Canto de Amor e de Morte paraquarteto de arcos e piano; Esponsais para violino solo; Adagio doloroso e Fantasia para violino epiano. Este estudo pretende também contribuir para uma afirmação no cânone de composiçõesque consideramos enriquecer a visão que temos da obra daquele que é um dos mais emblemáticoscompositores do panorama musical e cultural português.
Palavras chave: Fernando Lopes-Graça; Violino; Estudos de técnica; Interpretação; Música de câmara