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Trimestral | Nº 01 - 2019
Formação Avançada

Programa de Doutoramento em Gestão
Estratégias para o setor vitivinícola brasileiro, em contexto global: Desenvolvimentos de gestão empresarial das empresas no Rio Grande do Sul e no Vale do São Francisco
Pedro Jorge Pereira Ramalho

Estratégias para o setor vitivinícola brasileiro, em contexto global: Desenvolvimentos de gestão empresarial das empresas no Rio Grande do Sul e no Vale do São Francisco

Orientação:  António João Coelho de Sousa & José Lincoln Pinheiro Araújo

Este estudo aborda a indústria vitivinícola brasileira, em perspetiva global. Excedentário e em recentragem estratégica, o setor no Brasil está sendo remodelado lentamente, num processo complexo que enfrenta um ambiente hostil, tanto pela pressão da invasão dos vinhos importados no mercado interno, como pelo imenso desafio de internacionalizar-se. 

O objetivo geral do estudo é diagnosticar a competitividade das vitivinícolas do Rio Grande do Sul (RGS) e do pólo emergente do Vale do São Francisco (VSF), no Brasil, por meio da identificação dos tipos de abordagem estratégica estabelecidos e respetivos impactos nas suas performances económicas, para, no final, propor linhas de ação estratégica (para o setor e para as empresas) que sejam capazes de melhorar as hipóteses de sucesso no ambiente global. Este objetivo geral foi desagregado em quatro objetivos específicos: (1) Identificar as estruturas existentes e as estratégias em curso nas empresas do RGS e do VSF; (2) Identificar e discutir os tipos de abordagem estratégica que norteiam as decisões nessas empresas; (3) Identificar os impactos ambientais internos e externos nos desempenhos económicos das empresas; (4) Formular propostas estratégicas renovadas para uma maior competitividade empresarial. 

Para tanto, a metodologia utilizada centrou-se numa Grelha Integrada de Reflexão Estratégica para o Brasil (GIRE-br), que inclui um diagnóstico interno e um estudo sistémico, designado C-A-D, pela articulação das três dimensões que envolve: Contexto, Abordagem estratégica e Desempenho; sendo ancorado em análises quantitativas e qualitativas. Foram ainda utilizados o Octógono Estratégico (OE) e a Matriz de Desenvolvimento Empresarial e Operacional Dinâmico (MADED), instrumentos desenvolvidos especialmente para esta investigação e que possibilitaram proposições estratégicas renovadas. Esta metodologia permitiu concretizar os objetivos fixados e testar as três hipóteses de investigação operativas. 

Os principais resultados identificaram três tipos de abordagem estratégica de perfis diferenciados (Adaptativo, Empreendedor-P e Planeamento Artesanal), um contra modelo brasileiro, um descompasso entre estratégias e estruturas, baixa atratividade do setor nas duas regiões, níveis incipientes de internacionalização, ambição estratégica conservadora, informalidade organizacional marcante e ênfase de gestão mais voltada para as operações do que para a estratégia (indefinição estratégica). 

Palavras-chave: Gestão, Estratégia, Vinho, Brasil.