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Trimestral | Nº 01 - 2019
Formação Avançada

Programa de Doutoramento em Ciências da Educação
Bem-estar, satisfação académica e atividades extra académicas- um estudo na Universidade de Évora
Helga Maria Rebelo Candeias

Bem-estar, satisfação académica e atividades extra académicas- um estudo na Universidade de Évora

Orientação:  Madalena Melo

A temática do bem-estar e satisfação académica é fundamental para a construção de uma sociedade compreensiva e fraterna, nomeadamente no ensino superior, dado o seu papel no desenvolvimento dos/as estudantes. Todavia, em Portugal, a sua relação com a partici-pação em atividades extra-académicas não é um campo de estudo alargado, principalmen-te, em relação ao ensino superior. Este estudo torna-se, assim, bastante pertinente, encon-trando-se subdividido em dois estudos. Em ambos foi utilizado um protocolo definido: ques-tionário sociodemográfico, Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico, Questionário de Satisfação Académica (Estudo 1, 462 estudantes) e um questionário criado para o presente estudo, o Questionário de Participação em Atividades Extra-Académicas (Estudo 2, 195 estudantes) baseado na teoria dos vetores de Chickering. Através da aplica-ção do protocolo a estudantes dos diversos cursos da universidade de Évora, com idade até 30 anos, procurou-se compreender a relação entre a participação em atividades extra-académicas, o bem-estar e a satisfação académica. Na análise dos dados obtidos, considerou-se diferentes questões de investigação tendo em conta ambos os estudos. Através do Estudo 1 concluiu-se que aqueles/as que participam em atividades extra-académicas demonstram mais bem-estar e satisfação académica. Os/As estudantes que participam em atividades extra-académicas envolvem-se mais em estruturas da universidade, como núcleo/associação de estudantes e atividades de estudo, tendo maior percepção de suporte social. O Estudo 2 permitiu validar o questionário contruí-do, revelando boas qualidades psicométricas. Relativamente aos/às participantes em ativi-dades extra-académicas foi possível concluir que existem diferenças estatisticamente signi-ficativas entre o género e o tipo de atividades extra-académica escolhida. Futuramente, espera-se que o instrumento agora construído possa ser validado para a por-pulação universitária portuguesa, permitindo caracterizar esta população, auxiliando o con-texto universitário a tornar-se significativo para os/as estudantes. 

A temática do bem-estar e satisfação académica é fundamental para a construção de uma sociedade compreensiva e fraterna, nomeadamente no ensino superior, dado o seu papel no desenvolvimento dos/as estudantes. Todavia, em Portugal, a sua relação com a partici-pação em atividades extra-académicas não é um campo de estudo alargado, principalmen-te, em relação ao ensino superior. Este estudo torna-se, assim, bastante pertinente, encon-trando-se subdividido em dois estudos. Em ambos foi utilizado um protocolo definido: ques-tionário sociodemográfico, Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico, Questionário de Satisfação Académica (Estudo 1, 462 estudantes) e um questionário criado para o presente estudo, o Questionário de Participação em Atividades Extra-Académicas (Estudo 2, 195 estudantes) baseado na teoria dos vetores de Chickering. Através da aplica-ção do protocolo a estudantes dos diversos cursos da universidade de Évora, com idade até 30 anos, procurou-se compreender a relação entre a participação em atividades extra-académicas, o bem-estar e a satisfação académica. Na análise dos dados obtidos, considerou-se diferentes questões de investigação tendo em conta ambos os estudos. Através do Estudo 1 concluiu-se que aqueles/as que participam em atividades extra-académicas demonstram mais bem-estar e satisfação académica. Os/As estudantes que participam em atividades extra-académicas envolvem-se mais em estruturas da universidade, como núcleo/associação de estudantes e atividades de estudo, tendo maior percepção de suporte social. O Estudo 2 permitiu validar o questionário contruí-do, revelando boas qualidades psicométricas. Relativamente aos/às participantes em ativi-dades extra-académicas foi possível concluir que existem diferenças estatisticamente signi-ficativas entre o género e o tipo de atividades extra-académica escolhida. Futuramente, espera-se que o instrumento agora construído possa ser validado para a por-pulação universitária portuguesa, permitindo caracterizar esta população, auxiliando o con-texto universitário a tornar-se significativo para os/as estudantes. 

Palavras-chave: atividades extra-académicas, bem-estar, satisfação académica, estudantes universitários/as