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Trimestral | Nº 01 - 2019
Formação Avançada

Programa de Doutoramento em Linguística
Aquisição do Português Língua Segunda no contexto da escola angolana. Perspectivas para a normalização do português falado em Angola
Albano Agostinho Eduardo

Aquisição do Português Língua Segunda no contexto da escola angolana. Perspectivas para a normalização do português falado em Angola

Orientação:  Ana Alexandra Silva

Adquirir uma língua segunda é sem dúvidas um processo individual e colectivo de integração e socialização suportado pela linguagem. Reveste-se de muita complexidade, no seu ensino, por se tratar de alterar o comportamento linguístico dos falantes para um novo, num contexto de maior exigência. No entanto, os alunos sendo detentores de uma base cultural e linguística diferentes deparam-se com elementos estranhos as suas culturas e, daí, a revelação de dificuldades, traduzidas em desvios em distintas áreas do novo sistema linguístico, às vezes, chegando a construir outro diferente, quer da primeira, quer da língua segunda. 

Sendo Aquisição do Português Língua Segunda no Contexto da Escola Angolana o foco desta dissertação, passa pela didactização da norma padrão europeia (Língua Oficial dos angolanos), numa perspectiva de contacto num ambiente multilinguístico. Hoje, e, na essência, que português falar/ensinar no contexto angolano? é a pergunta de partida a qual se subordina todo o procedimento da pesquisa. 

Com base na hipótese, faz-se uma revisão da literatura (Cap.I) e, de seguida, caracterizamos, inicialmente, o ambiente sociolinguístico de aquisição da língua portuguesa (Cap. II - IV) e, do contacto, procedemos à caracterização das estruturas das línguas cokwe e português (Cap. V). Desta observação, por meio de contrastes das produções dos alunos, reflectimos em torno do futuro da variedade emergente no país (Cap. VI). 

A metodologia impôs-se com o auxílio de um teste de produção induzida (TPE) que permitiu aferir a proficiência dos alunos do 1º e 2º anos da ESPLN, como a amostra do estudo. Dos dados analisados, das conclusões e da revisão da literatura, apresentamos uma reflexão em torno da norma ideal e da norma emergente neste espaço multilinguístico.

Palavras-chave: línguas de contacto, variação, input, aquisição e normalização.