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Trimestral | Nº 01 - 2019
Formação Avançada

Programa de Doutoramento em Ciências da Educação
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE. Sentidos e Desafios na Perspetiva de Professores
Adelaide do Rosário Caetano Pinto Neto Vaz

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE. Sentidos e Desafios na Perspetiva de Professores

Orientação:  Marília Pisco Castro Cid & Maria Ângela Perpétua Rodrigues

A presente investigação surgiu num contexto marcado pela grande visibilidade que a avaliação do desempenho docente ganhou, na última década e um pouco por todo o mundo, como uma exigência dos sistemas educativos, dos professores e respetivas organizações profissionais, mas também pela pressão social. Ela emergiu articulada mais com a racionalização e gestão dos recursos do sistema educativo e legitimada pela necessária promoção da qualidade do ensino, do que por necessidade percecionada ou por desejo de desenvolvimento profissional dos professores. 

Pretendemos conhecer as perspetivas de professores focando-nos na desocultação dos sentidos e dos desafios que os mesmos associam à avaliação do desempenho docente em termos do seu impacto na melhoria da sua atividade, por um lado, e do serviço educativo que prestam à escola e à sociedade, por outro. 

No estudo empírico, trabalhámos com 653 professores, de escolas secundárias do Alentejo e recorremos a uma abordagem de natureza quantitativa, tendo utilizado como técnica fundamental de recolha de dados o inquérito por questionário. 

Os dados recolhidos apontaram para um posicionamento desfavorável sobre a possibilidade de a avaliação do desempenho docente ter efeito transformador da prática dos professores de forma a melhorar as aprendizagens dos alunos ou contribuir para o desenvolvimento profissional docente. O parecer foi favorável no que respeita à aceitação da presença de avaliadores externos e internos como garantia de justiça e imparcialidade, bem como o desejo de ter avaliadores da mesma área científica do professor avaliado, com reconhecida experiência e competência profissional e com formação específica em supervisão ou avaliação. Os dados apontaram ainda para a desvalorização da participação de parceiros da comunidade educativa no processo avaliativo. Na perspetiva dos docentes inquiridos a autoavaliação emerge como o principal instrumento de recolha de dados, deixando a observação de aulas apenas para casos especiais, e é valorizada a competência científica na área de ensino, como principal atributo do bom professor. 

Sugerem-se, por fim, recomendações para a reconceptualização do modelo de avaliação do desempenho docente, identificando e eliminando os fatores conflituantes, visando um modelo mais adaptado à realidade da profissão docente. 

Palavras-chave: Avaliação do Desempenho Docente; Modelo de Avaliação do Desempenho Docente; Desenvolvimento Profissional; Perfil do Bom Professor.