A reunião do projecto ENBRAIN terá lugar nos próximos dias 26 e 27 de Fevereiro de 2019.
A Universidade de Évora (UE), através da Cátedra Energias Renováveis, irá acolher, nos próximos dias 26 e 27 de Fevereiro de 2019, a segunda reunião técnica do projecto ENBRAIN. A UE participa no projecto enquanto parceira, sendo responsável pelo Work Package 8 - Dissemination & Exploitation.
O ENBRAIN (Building capacity in Renewable and sustAINable ENErgy for Libya) é um projecto ERASMUS + na actividade Key Action 2 (KA2): Cooperation for innovation and the exchange of good practices - Capacity building in the field of higher education. Este projecto surge da visão de que, apesar da necessidade presente de enfrentar o desafio energético, o mundo ainda está relutante em tomar acções mais concretas e empenhadas, nomeadamente na formação superior em áreas relacionadas com as energias renvováveis e sustentabilidade.
Nesse sentido, África é um actor crucial para enfrentar o desafio energético mundial, uma vez que os principais objetivos globais de energia, clima e sustentabilidade dependem fortemente do futuro dessa região. Mais concretamente, a Líbia possui as maiores reservas comprovadas de petróleo na África, bem como um enorme potencial para energia renovável. Recebe uma forte radiação solar com uma média de 2200 kWh/m2 e 3500 horas de luz solar por ano. O potencial para a energia eólica também é alto.
Em vista destes pressupostos, o projecto ENBRAIN visa capacitar as Universidades Líbias com instrumentos para a formação avançada nas referidas áreas. O projecto é liderado pela Politécnico de Turim e participam enquanto parceiros, para além da UE, a UNIMED (União das Universidades do Mediterrâneo), a Universidade de Barcelona, a Universidade de Tripoli, a Universidade de Zawia, a Universidade de Misurata, a Universidade de Sirte e a Universidade de Sebha. Mais detalhes sobre o projecto podem ver vistos na página oficial do projecto (realizada através do contributo da UE no âmbito do WP8).
Os objectivos da reunião serão:
As reuniões terão lugar na sala 205 do Palácio do Vimioso. Esta reunião contempla ainda um visita ao Colégio Espírito Santo e às instalações da Cátedra Energias Renováveis na Herdade da Mitra, nomeadamente a EMSP (Évora Molten Salt Platform), PECS (Plataforma de Ensaio de Concentradores Solares) e Sistemas Fotovoltaicos com Armazenamento em Baterias.
A agenda da reunião pode ser vista aqui.