Conferências em Música e Musicologia
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical | Pólo Universidade de Évora
Mafalda Nejmeddine
Resumo: O levantamento, estudo e análise do repertório português para tecla escrito na segunda metade do século XVIII revelaram a presença de diferentes formas de sonata cujas especificidades caracterizam a sonata portuguesa para tecla deste período. A partir da análise realizada, serão expostas as formas de sonata presentes neste repertório através de uma abordagem à metodologia da Teoria da Sonata de James Hepokoski & Warren Darcy. As características e as particularidades dessas formas de sonata serão apresentadas do ponto de vista teórico via a demonstração analítica e do ponto de vista prático através da interpretação musical ao cravo.
Biografia: Mafalda Nejmeddine é cravista, doutorada pela Universidade de Évora em Música e Musicologia na especialidade de Interpretação, especialista em música antiga portuguesa, nomeadamente a sonata portuguesa para tecla. Tem desempenhado atividade docente, de interpretação como cravista e de investigação na área da musicologia. Atualmente dedica-se à pesquisa e interpretação da música portuguesa setecentista para tecla, sendo investigadora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) no pólo da Universidade de Évora.