NEWSLETTER
Trimestral | Nº 03 - 2016
Investigação & Desenvolvimento

Filipe Themudo Barata | Titular da Cátedra UNESCO
Cátedra UNESCO | Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional: Interligar Patrimónios

Cátedra UNESCO | Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional: Interligar Patrimónios
Os professores Jonas Marçal de Queiroz (coordenador do Mestrado Profissional na UFV) e Filipe Themudo Barata com a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares.

Cátedra UNESCO – Interligar patrimónios e pessoas

O Acordo estabelecido entre a UNESCO e a Universidade de Évora, relativamente à criação da Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional: Interligar Patrimónios  previa, entre outros objetivos, que se promovesse “a partilha de conhecimento nas áreas do património material e imaterial e do saber-fazer tradicional“ e que se agisse “como um centro de informação para reunir e disseminar boas práticas na aplicação do património cultural imaterial e do saber-fazer tradicional na conservação do património em geral”.

A fim de alcançar estes propósitos, a Cátedra UNESCO abriu recentemente o Fórum PCI (ICH Forum) na sua página de internet. Uma vez que o Património Cultural Imaterial é uma forma viva do património que é constantemente (re)criado e que evolui na medida em que adaptamos as nossas práticas e tradições aos desafios presentes, o Fórum PCI oferece um lugar onde é possível partilhar pensamentos, conhecimentos e experiências e descobrir novas abordagens a questões que, nos vários campo de trabalho, se encontram em aberto.

A língua oficial do Fórum é o inglês, a fim de permitir uma ampla participação no debate dos vários tópicos que já se encontram disponíveis. Entre “Bacchus (intangible) secrets” e “The study of the universe”, o leque de temas é muito diversificado e pode ser ainda mais alargado, conforme das propostas dos utilizadores.

Uma outra vertente da nova rede é a Base de Dados de "melhores práticas" com que a Cátedra UNESCO pretende armazenar dados e transformá-los em informação útil para quem trabalha na área do Património Cultural Imaterial e deseja contactar outros profissionais. A utilidade destas ferramentas depende do seu uso, pelo que a Cátedra UNESCO lança o desafio a todos os interessados de se inscreverem e participarem para tornar a rede PCI tão viva como a “matéria” que se está a praticar e a investigar.

Mas a Cátedra não vive apenas no mundo virtual. Também procura “estabelecer uma rede de investigadores e instituições no Mediterrâneo e em África a fim de apoiar a investigação, a formação, os estudantes e a mobilidade de profissionais” e “desenvolver um modelo de intercâmbio interativo de boas práticas para grupos académicos e investigadores provenientes de países do Sul”.

Neste âmbito, a Reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares da Universidade Federal de Viçosa, Brasil, recebeu a no passado dia 3 de outubro a visita do titular da Cátedra UNESCO, o Professor Filipe Themudo Barata da Universidade de Évora que, desde 2014, mantém um termo de cooperação com a UFV. Este termo de cooperação prevê a realização de atividades de ensino e de pesquisa entre docentes e discentes das duas universidades e já levou vários grupos de estudantes brasileiros à Universidade de Évora onde participaram no curso “Gestão do património cultural e especialização inteligente”, proposto e organizado pela Cátedra UNESCO.

Filipe Themudo Barata | Titular da Cátedra UNESCO

Agenda
Workshop 3 - Produção, Transferência e Difusão do conhecimento
De 30.06.2016 a 21.10.2016
Sala 124 | Colégio do Espírito Santo
V Congresso Português de Demografia
De 06.10.2016 a 07.10.2016
08:00 | Fundação Calouste Gulbenkian
CALL FOR APPLICATIONS Erasmus + International Credit Mobility
De 03.10.2016 a 15.11.2016
Universidade de Évora