NEWSLETTER
Trimestral | Nº 03 - 2016
Investigação & Desenvolvimento

M. Saudade Baltazar, Isabel Ramos e Sandra Saúde | Coordenação do CICS.NOVA.UÉvora
CICS.NOVA.UÉvora | Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora

O Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora – CICS.NOVA.UÉvora – tem na sua génese o Polo do CESNOVA (Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa) instalado na Universidade de Évora em 2012. As relações de cooperação e de intercâmbio no domínio da sociologia conduziram à integração deste polo, em 2015, no atual CICS.NOVA, com maior abrangência territorial e com vocação interdisciplinar em ciências sociais.

Este projeto conjunto conta com aproximadamente quatro centenas de investigadores, que para além dos integrados neste polo da Universidade de Évora, são oriundos da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade dos Açores, da Universidade do Minho e do Instituto Politécnico de Leiria.

O CICS.NOVA.UÉvora visa contribuir para o conhecimento sobre as dinâmicas territoriais e sociais inerentes às áreas de transição e/ou territórios de baixa densidade, assumindo compromissos no âmbito da investigação fundamental, da investigação aplicada, da formação de investigadores juniores e na assessoria técnico-científica a trabalhos de extensão universitária. Integra investigadores que partilham objetivos de investigação interdisciplinar fundamental e aplicada, oriundos da Universidade de Évora, da Universidade do Algarve, do Instituto Politécnico de Beja e do Instituto Politécnico de Portalegre, com “expertise” nos seguintes domínios:

  • Desigualdades sociais e ação pública
  • Dinâmicas populacionais e saúde
  • Modelação espacial, social e planeamento
  • Mudanças ambientais, território e desenvolvimento
  • Cidadania, trabalho e tecnologia

O CICS.NOVA.UÉvora, face ao contexto regional onde se insere e pelo enquadramento institucional com as demais estruturas de investigação sediadas nas Instituições de Ensino Superior Parceiras, assume-se como uma unidade de investigação que pretende contribuir para uma investigação com qualidade reconhecida ao potenciar a abordagem a problemas complexos e novos desafios societais e que responda às preocupações da sua envolvente através de uma efetiva transferência de conhecimentos.

A sua localização geográfica constitui-se como uma potencialidade quer no âmbito nacional quer de internacionalização. O CICS.NOVA.UÉvora possui relações de contiguidade com territórios de fronteira. Além disso, existe uma tradição de cooperação com entidades de ensino superior mas, também, com outras entidades no âmbito transnacional, nomeadamente com a Extremadura Espanhola e a Andaluzia.

Contando o Polo CICS.NOVA. UÉvora com um total de 45 investigadores (doutorados integrados, doutorados colaboradores e não doutorados) que produzem e promovem conhecimento numa base interdisciplinar enquadrados nos diversos grupos de investigação, assumem-se como principais compromissos do Polo, desenvolver:

  • Investigação fundamental
  • Investigação aplicada
  • Formação de investigadores juniores
  • Assessoria técnico-científica a trabalhos de extensão universitária no âmbito da elaboração, monitorização e avaliação de projetos.

O permanente processo de fertilização cruzada das atividades do Polo e sua coordenação com os trabalhos dos grupos de investigação e suas linhas temáticas, numa espécie de matriz multidimensional de sinergias e transferência do conhecimento, tem-se traduzido na apresentação de candidaturas a diversos projetos de investigação financiados pela FCT e Alentejo 2020, fortemente orientadas para a transferência de conhecimento já sobejamente ensaiada em trabalhos de extensão universitária e que continuam a ser desenvolvidos junto de entidades regionais. Paralelamente têm–se realizado iniciativas científicas,  algumas em coorganização, nos domínios da análise prospetiva, diagnóstico socio-organizacional,  cooperação transfronteiriça, saúde mental e envelhecimento.

Entre as atividades em curso em 2016 destaca-se o ciclo de conferências subordinado ao tema “Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança”, enquadrado no Ano Internacional para o Entendimento Global. Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento propostos pela ONU na Agenda 2030, pressupõe assegurar que as responsabilidades da nossa vivência quotidiana sejam partilhadas globalmente. Pretende-se com esta iniciativa dar um contributo para o enriquecimento da reflexão em torno das dinâmicas de (des)entendimento global. A 1ª Conferência deste Ciclo contou com a presença do Dr. José Ramos-Horta, como orador principal e a 2ª conferência abrirá com uma palestra proferida pelo Dr. Jorge Sampaio.

O CICS.NOVA.UÉvora organizou já dois dos seus Encontros de Investigadores – “Desafios de Investigação e Intervenção” (o primeiro em Aldeia de Pias e o segundo em Avis), estando o terceiro previsto para Outubro de 2016, em Santiago do Cacém. Esta iniciativa visa reunir investigadores para apresentação de trabalhos concluídos ou em curso e estabelecimento de ações futuras a desenvolver. Tais reuniões pretendem-se deslocalizadas das Instituições de Ensino Superior, que para além do reforço dos laços grupais visa um maior entrosamento com diferentes locais que são objeto de estudo dos investigadores, dando a conhecer às comunidades locais a atividade do CICS.NOVA.UÉvora, e contribuindo para a concretização de um dos nossos desígnios: Fazer Ciência para e com a Sociedade

M. Saudade Baltazar, Isabel Ramos e Sandra Saúde | Coordenação do CICS.NOVA.UÉvora

Agenda
Workshop 3 - Produção, Transferência e Difusão do conhecimento
De 30.06.2016 a 21.10.2016
Sala 124 | Colégio do Espírito Santo
V Congresso Português de Demografia
De 06.10.2016 a 07.10.2016
08:00 | Fundação Calouste Gulbenkian
CALL FOR APPLICATIONS Erasmus + International Credit Mobility
De 03.10.2016 a 15.11.2016
Universidade de Évora