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Trimestral | Nº 03 - 2016
Formação Avançada

Doutoramento em Química
Variedades e estilos na obra atribuída a Frei Carlos - Novas perspetivas
Sara Sofia Valadas

Variedades e estilos na obra atribuída a Frei Carlos - Novas perspetivas

Orientação:  António Estevão Candeias, José António Paulo Mirão & Joaquim Oliveira Caetano

Este trabalho de investigação centra-se no contributo dos exames de superfície e nas análises micro-analíticas no estudo de vinte e uma pinturas atribuídas à oficina de Frei Carlos, um dos grandes Mestres Luso-Flamengos activos em território Nacional durante a primeira metade do século XVI.

A "Pintura Luso-Flamenga" é uma expressão comummente usada na história da pintura Portuguesa do primeiro terço do século XVI e no seu sentido mais básico designa o trabalho de mestres flamengos que se instalaram em Portugal durante o reinado de D. Manuel I (1495- 1521) contribuindo decisivamente para o processo de renovação da pintura Portuguesa na época.

O estudo integrado combina a pesquisa histórica em fontes documentais com exames de superfície e de caracterização material das obras de arte. O estudo material das pinturas foi realizado através de microscopia óptica, microscopia de infravermelhos com transformada de Fourier, espectroscopia de micro-Raman, microscopia electrónica de varrimento acoplada com espectrometria de energia dispersiva de raios X, micro- difracção de raios-X, cromatografia líquida de alta eficiência e pirólise acoplada à cromatografia gasosa /espectrometria de massa.

Esta investigação envolveu técnicas complementares de análise de superfície e de ponto no estudo técnico e material das preparações, imprimitura, desenho subjacente, camadas pictóricas e sucessões estratigráficas, dando a conhecer os materiais utilizados na execução técnica das pinturas e evidenciando especificidades técnicas da produção artística. Este estudo pretende inclusivamente evidenciar alguns detalhes técnicos do artista que possivelmente estão relacionados com a herança das práticas Flamengas.

O conhecimento de algumas particularidades da técnica deste Mestre também permitiu estabelecer comparações com duas pinturas que haviam sido atribuídas, com algumas reservas, a esta oficina de pintura Luso-Flamenga. Mais recentemente, como resultado de um estudo colaborativo, foi realizada uma ampla campanha de reflectografia infravermelhos, introduzindo novos dados acerca da execução técnica do desenho subjacente, o que contribuiu para diferenciar, nestas duas pinturas, outra "mão", atribuída então a um seguidor de Frei Carlos.

Esta investigação introduz um novo e profundo conhecimento sobre a Oficina de Frei Carlos, permitindo estabelecer comparações com a obra do seu seguidor e com uma pintura também atribuída a esta oficina e que incorpora o Museu da National Gallery (NG5594), evidenciando os materiais utilizados na técnica de produção artística e especificidades técnicas aliadas aos processos criativos/ construtivos que permitem estabelecer os pontos de contacto e de diferenciação entre estas obras.

Agenda
Workshop 3 - Produção, Transferência e Difusão do conhecimento
De 30.06.2016 a 21.10.2016
Sala 124 | Colégio do Espírito Santo
V Congresso Português de Demografia
De 06.10.2016 a 07.10.2016
08:00 | Fundação Calouste Gulbenkian
CALL FOR APPLICATIONS Erasmus + International Credit Mobility
De 03.10.2016 a 15.11.2016
Universidade de Évora