NEWSLETTER
Trimestral | Nº 03 - 2016
Divulgação Científica

Silvério Rocha e Cunha & Fátima Jorge | Coordenadores Científicos da Summer School
Summer School do Centro de Investigação em Ciência Política

Summer School do Centro de Investigação em Ciência Política

Nos dias 15 e 16 de Setembro de 2016 decorreu no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora a Summer School do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) subordinado ao tema “Cidadania, Responsabilidade Social e Direitos Humanos na Economia Mundo”.

A iniciativa pretendeu apresentar-se como uma oportunidade de reflexão e debate, com uma perspectiva crítica sobre o trinómio Cidadania, Responsabilidade Social e Direitos Humanos. A Escola de Verão teve como coordenadores científicos o Prof. Doutor Silvério Rocha e Cunha e a Profª Doutora Fátima Jorge, professores da Escola de Ciências da Universidade de Évora e membros integrados do CICP.

O Curso organizou-se em seis módulos temáticos, uma mesa redonda e um painel temático. Os módulos estruturantes do curso cobriram os três grandes temas/eixos de análise tendo sido abordados no primeiro dia as questões da Responsabilidade Social, da Cidadania e dos Direitos Humanos e no segundo dia as questões da Cidadania e da Responsabilidade Social das Organizações.

 A equipa docente foi constituída por membros integrados do CICP, dos Polos da Universidade de Évora e da Universidade do Minho e ainda por dois professores do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. A Mesa Redonda subordinada ao tema “A perspectiva das ONG sobre a cidadania e os direitos humanos em tempos de crise global” contou com a presença da AMI, do Conselho Português para os Refugiados e da Cruz Vermelha. No segundo dia do Curso, dia 16 de Setembro, foi pensado um Painel Temático intitulado “O papel das empresas e das instituições na promoção da cidadania, da RS e dos DH” tendo estado presentes duas organizações da região Alentejo com comprovadas boas práticas de cidadania e responsabilidade social, a Fundação Eugénio de Almeida e a APPACDM de Évora.

Inscreveram-se e participaram na Summer School  cerca de vinte formandos com perfis bastante diversos, quer em termos de actividade e ocupação profissional, quer no que concerne à área de residência. O público alvo, efectivamente, abrangido contemplou estudantes de licenciatura, de mestrado e doutoramento, bem como o público em geral com interesse nas temáticas do curso. Atendendo ao feedback  muito positivo e construtivo que a equipa coordenadora da Summer School recebeu por parte dos formandos, intrinsecamente motivados pelas temáticas do Curso, consideramos que o CICP deixou uma marca de vontade de partilhar o seu conhecimento e reflexões com a comunidade envolvente, criando as pontes e as oportunidades para atrair novos públicos às salas da Universidade de Évora, no formato de Curso de Verão.   

Silvério Rocha e Cunha & Fátima Jorge| Coordenadores Científicos da Summer School

Agenda
Workshop 3 - Produção, Transferência e Difusão do conhecimento
De 30.06.2016 a 21.10.2016
Sala 124 | Colégio do Espírito Santo
V Congresso Português de Demografia
De 06.10.2016 a 07.10.2016
08:00 | Fundação Calouste Gulbenkian
CALL FOR APPLICATIONS Erasmus + International Credit Mobility
De 03.10.2016 a 15.11.2016
Universidade de Évora