Orientação: Marília Evangelina Sota Favinha
A presente dissertação tem como objetivo contribuir para a compreensão do papel do Diretor Escolar nas práticas de administração e gestão das escolas do Ensino Médio, na província de Zaire, Angola. Mais especificamente da Escola de Formação de Professores Daniel Vemba, Escola do Ensino Secundário do Tuku e do Instituto Médio de Administração e Gestão (IMAG).
Focámo-nos no papel do Diretor de Escola, pois é o Diretor que incentiva e mobiliza os que com ele trabalham em prol da realização de objetivos comuns que levem a uma educação de qualidade, assim esta investigação assentou em três eixos: percepções e representações dos professores acerca do líder de gestão; estilos de liderança dos gestores escolares; e no perfil dos Diretores Gerais e Pedagógicos destas escolas do Ensino Médio na província de Zaire.
Do ponto de vista metodológico, optámos por realizar um estudo de natureza mista, recorrendo a métodos de recolha de dados quantitativos (inquérito por questionário, a professores) e qualitativos (inquérito por entrevista, a diretores) e análise documental.
Os principais resultados desta investigação apontam que os diretores são, actualmente, líderes democráticos, que assumem as suas responsabilidades e estão abertos à partilha do poder e distribuição de tarefas. Têm um forte envolvimento na comunidade onde as suas escolas estão inseridas e têm como principal objetivo a melhoria da qualidade do ensino e a garantia do bom funcionamento da instituição. As suas funções requerem competências específicas, uma vez que desempenham um papel de pedagogos, políticos, gestores e administradores, mas os diretores carecem de formação específica para o cargo, mais formação na área de gestão de conflitos, gestão de recursos humanos, novas tecnologias e sistemas de gestão de informação e conhecimento.
Palavras-chave: Administração e Gestão Escolar, Diretor Escolar, Liderança, Sistema Educativo Angolano