NEWSLETTER
Trimestral | Nº 02 - 2017
Formação Avançada

Doutoramento em Ciências da Educação
Perfis de liderança em contexto escolar: o papel do diretor na administração e gestão das escolas do ensino médio na província do Zaire
Samuel Zinga Emília

Perfis de liderança em contexto escolar: o papel do diretor na administração e gestão das escolas do ensino médio na província do Zaire

Orientação: Marília Evangelina Sota Favinha

A presente dissertação tem como objetivo contribuir para a compreensão do papel do Diretor Escolar nas práticas de administração e gestão das escolas do Ensino Médio, na província de Zaire, Angola. Mais especificamente da Escola de Formação de Professores Daniel Vemba, Escola do Ensino Secundário do Tuku e do Instituto Médio de Administração e Gestão (IMAG).

Focámo-nos no papel do Diretor de Escola, pois é o Diretor que incentiva e mobiliza os que com ele trabalham em prol da realização de objetivos comuns que levem a uma educação de qualidade, assim esta investigação assentou em três eixos: percepções e representações dos professores acerca do líder de gestão; estilos de liderança dos gestores escolares; e no perfil dos Diretores Gerais e Pedagógicos destas escolas do Ensino Médio na província de Zaire.

Do ponto de vista metodológico, optámos por realizar um estudo de natureza mista, recorrendo a métodos de recolha de dados quantitativos (inquérito por questionário, a professores) e qualitativos (inquérito por entrevista, a diretores) e análise documental.

Os principais resultados desta investigação apontam que os diretores são, actualmente, líderes democráticos, que assumem as suas responsabilidades e estão abertos à partilha do poder e distribuição de tarefas. Têm um forte envolvimento na comunidade onde as suas escolas estão inseridas e têm como principal objetivo a melhoria da qualidade do ensino e a garantia do bom funcionamento da instituição. As suas funções requerem competências específicas, uma vez que desempenham um papel de pedagogos, políticos, gestores e administradores, mas os diretores carecem de formação específica para o cargo, mais formação na área de gestão de conflitos, gestão de recursos humanos, novas tecnologias e sistemas de gestão de informação e conhecimento.

Palavras-chave: Administração e Gestão Escolar, Diretor Escolar, Liderança, Sistema Educativo Angolano

Agenda
II Ciclo de Conferências
De 19.05.2017 a 24.11.2017
18:30 | Beja | Elvas | Castelo de Vide | Serpa | Portalegre | Estremoz
De 23.06.2017 a 02.07.2017
Feira de São João 2017 | ÉVORA (Rossio de S. Brás) Espaço UÉ