NEWSLETTER
Trimestral | Nº 02 - 2017
Formação Avançada

Doutoramento em História
Economia Marítima da Lusitânia Romana: Exportação e Circulação de Bens Alimentares
Sónia Alexandra Rupio Bombico

Economia Marítima da Lusitânia Romana: Exportação e Circulação de Bens Alimentares

Orientação:  Filipe Themudo Barata (Universidade de Évora) & Carlos J. G. S. Fabião (Universidade de Lisboa)

Na presente dissertação estudamos os ritmos económicos de produção e exportação dos produtos alimentares produzidos na província romana da Lusitânia, entre os meados do séc. I e os finais do V/inícios do VI d.C. Dá-se especial destaque aos preparados de peixe, produtos maiormente exportados e para os quais as ânforas nos dão testemunho da sua circulação em âmbito Mediterrâneo e Atlântico.

Apresentam-se as áreas marítimas e flúvio-marítimas de produção, caracterizando as oficinas produtoras de preparados piscícolas e os centros oleiros produtores de ânforas; e elencam-se as tipologias anfóricas de produção lusitana conhecidas até à data.

A leitura dos ritmos da exportação faz-se através da apresentação dos dados relativos à difusão dos contentores anfóricos lusitanos. Nesse âmbito, focam-se os contextos litorais terrestres, essencialmente as principais áreas portuárias do mediterrâneo, e apresenta-se um inventário de sítios de naufrágio onde estão documentadas ânforas lusitanas. A leitura e interpretação conjunta desses dados permite inferir os fluxos de distribuição e definir as principais rotas de navegação, utilizadas na exportação das ânforas lusitanas.

Uma análise que, apesar das limitações da amostra, permite delinear as linhas evolutivas gerais da circulação e da exportação dos produtos alimentares lusitanos, principalmente dos piscícolas, em direcção aos principais mercados do Império Romana, com destaque obviamente para a sua capital – Roma.

Palavras-Chave:  Ânforas lusitanas; naufrágios; comércio; portos; rotas de navegação.

Agenda
II Ciclo de Conferências
De 19.05.2017 a 24.11.2017
18:30 | Beja | Elvas | Castelo de Vide | Serpa | Portalegre | Estremoz
De 23.06.2017 a 02.07.2017
Feira de São João 2017 | ÉVORA (Rossio de S. Brás) Espaço UÉ