NEWSLETTER
Trimestral | Nº 01 - 2016
Investigação & Desenvolvimento

Jacinto Vidigal da Silva | Diretor do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia
CEFAGE: Diagnóstico da Situação Atual e Perspetivas de Evolução

CEFAGE: Diagnóstico da Situação Atual e Perspetivas de Evolução

Criado em 2006 por docentes dos Departamentos de Gestão e Economia da Universidade de Évora, o Centro de Estudos e de Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE) é hoje reconhecido como uma das principais unidades de investigação da sua área científica em Portugal. Atualmente inclui 50 investigadores integrados, que se repartem pela sede na Universidade de Évora e por pólos na Universidade do Algarve, Universidade da Beira Interior e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Mercê de uma estratégia de investigação assente em valores como a interdisciplinaridade, inovação, relevância e requisitos de produtividade e num modelo de governance alicerçado na honestidade, rigor, transparência e ética, o CEFAGE concretizou com sucesso uma estratégia de crescimento, mantendo a exigência de qualidade desde a sua criação.

Decorrente daquela orientação registou-se um notável incremento dos investigadores integrados e na publicação de múltiplos artigos em periódicos científicos internacionais que mais do que duplicaram nos últimos anos. A excelência deste resultado encontra-se expressa no relatório final de um membro do painel de avaliação da FCT que qualifica o CEFAGE como “a very active centre with a clear evidence of a good publication record in respected international journals, even with some publications in the top fields journals”. Assim, foi concretizado o objetivo que sempre nos propusemos: produzir investigação de reconhecida qualidade aceite nos mais prestigiados periódicos científicos a nível mundial.

Tais resultados justificam o financiamento do CEFAGE pela Fundação Ciência e Tecnologia desde 2009, quando obteve a classificação de Excelente , e em 2014 com a notação Muito Bom . Estes recursos são aplicados em atividades de investigação, na promoção de eventos científicos e no apoio aos doutorandos, onde destacamos o Doctoral Consortium anual do CEFAGE.

Em termos de futuro, ambicionamos consolidar a orientação prosseguida até aqui e incrementar as atividades onde obtivemos resultados mais modestos, como é o caso dos contratos de investigação com a indústria e com as agências nacionais e internacionais de investigação. É desafio prioritário ampliar a visibilidade do CEFAGE como um todo. Os investigadores deverão ser reconhecidos nas suas instituições pelo relevante papel no progresso da ciência e no processo de acreditação dos cursos de mestrado e de doutoramento. Neste plano, ambicionamos criar e liderar um programa de doutoramento próprio com capacidade para atrair estudantes nacionais e estrangeiros de forte potencial.

Para aumentar a notoriedade regional e nacional foram definidas novas linhas de investigação vocacionadas para dar respostas aos problemas societais, identificados no Programa-Quadro de investigação “Horizonte 2020” da UE e que fundam os eixos prioritários do Plano de Ação Regional “Alentejo 2020”. Uma delas, designada por Theoretical and Empirical Advances in Tourism Economics,  tem por objetivo determinar os fatores chave do sucesso para alcançar e manter uma posição competitiva do setor do turismo em Portugal. Outra, a linha Environmental and Agrifood Economics and Management, aborda a questão do planeamento e gestão das cadeias de distribuição dos agro-negócios, incluindo os efeitos das mudanças climáticas nas políticas agro-alimentares e no desenvolvimento rural. Os problemas relativos às desigualdades salariais regionais, à inadequação dos sistemas educativos e os efeitos do envelhecimento das populações na economia são tratados na linha Labor Market and Development .

As restantes áreas incluem abordagens, cujas contribuições devem produzir orientações práticas relevantes para os decisores políticos e para os agentes económicos. Por exemplo, a linha Strategy, Operations and Performance propõe-se identificar boas práticas promotoras do desenvolvimento inclusivo e para melhorar a eficácia da segurança social e a prestação de cuidados de saúde mais equitativos. As linhas Entrepreneurship, Innovation and Industry Dynamics  e Capital Structure, Investment Decisions and Firm Performance  envolvem estudos para aferir políticas de incentivo à promoção do empreendedorismo, à performance e sobrevivência de PMEs e de empresas familiares. Finalmente, a linha Regulation and Competition Policy  facultará diretrizes à política de concorrência.

Um objetivo em prazo mais longo é aumentar o prestígio internacional e o reconhecimento como líder Europeu nas áreas da Economia e da Gestão. O incremento das publicações nos melhores periódicos científicos e a organização de conferências internacionais de relevo são condições essenciais para a concretização deste propósito. 

Em suma, a visão para o futuro inclui traços de continuidade e de mudança. A estratégia é preservar o que de bom ocorreu e mudar nos vetores onde reconhecemos capacidade para melhorar. Apesar dos progressos significativos devemos reforçar o espírito de equipa e incentivar a convergência de interesses de investigação. O workshop anual do CEFAGE é o local adequado para promover a interação dos membros dos distintos ramos e pólos e a partilha de ideias. Cremos ser a via para gerar projetos de maior dimensão e transversalidade, que envolvam mais investigadores e a afirmação de atividades científicas de maior impacto. Para incrementar os resultados vamos reforçar os incentivos à publicação em periódicos de topo e manter as regras de entrada e de saída de investigadores de forma a atrair os mais produtivos.

Jacinto Vidigal da Silva,  Diretor do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia