NEWSLETTER
Trimestral | Nº 01 - 2016
Formação Avançada

Doutoramento em Gestão
Influência e efeitos sinérgicos da comunicação interna na cultura de safety – Estudo de Caso aplicado à navegação aérea.
Cristina Maria Félix Pereira

Influência e efeitos sinérgicos da comunicação interna na cultura de safety – Estudo de Caso aplicado à navegação aérea.

Orientação:  Maria de Fátima Jorge Oliveira e Ana Maria Sampaio

Este estudo situa-se no domínio da cultura de safety, perspetivando-se segundo a vertente da comunicação interna organizacional. A escolha desta abordagem decorreu do reconhecimento do seu interesse durante o ciclo inicial exploratório e de análise documental.

As lacunas identificadas na literatura são diversas, tanto no tocante à cultura de safety aplicada à navegação aérea, como no domínio da comunicação interna. Igualmente se desconhece a dinâmica relacional entre estes dois domínios. Desse modo, efetuou-se um estudo de caso único num prestador de serviços de navegação aérea europeu, com o propósito de desvendar as expectativas dos operacionais relativamente à comunicação de safety e averiguar as dinâmicas organizacionais e humanas que elencam a comunicação interna com a cultura de safety. Para o efeito, efetuou-se um inquérito por questionário a 553 operacionais de serviços de navegação aérea que prestam serviço em turnos, do qual resultou uma amostra representativa da população composta por 207 casos.

Desenvolveram-se dois estudos. O primeiro, destinado a confirmar a multidimensionalidade da comunicação direcionada ao safety e o segundo, proponente de um relacionamento causal entre estes fatores e a promoção do envolvimento dos operacionais com a cultura de safety.

Da análise qualitativa e quantitativa dos resultados do inquérito destacam-se os seguintes pontos: (i) a comunicação interna direcionada ao safety exibe uma faceta tridimensional composta pela comunicação no contexto do turno, atitude individual relativamente ao safety e compromisso da gestão organizacional com o safety; (ii) estas três dimensões exercem uma influência positiva na promoção do envolvimento na cultura de safety; (iii) identificou-se a preferência dos operacionais por meios de comunicação interativos, diretos e rápidos; (iv) os conteúdos relevantes de safety com impacto no desempenho operacional (e.g. recomendações de segurança), são os mais privilegiados pelos operacionais.

A reflexão sobre a coletânea de resultados inspirou uma proposta de intervenção organizacional apresentada como contributo prático desta investigação.