Projeto OLEAVALOR com forte representação na OLIVEBIOTEQ2018

O projeto OLEAVALOR foi representado no evento por vários investigadores  pertencentes a diferentes instituições que nele participam (ICAAM/U.Évora, IPP/ESAE, CEBAL). A equipa apresentou 6 comunicações em painel e 1 comunicação oral, abordando temas relacionados com a maior parte das linhas de trabalho do projeto e que foram integradas nas seguintes sessões: -Genetic Resources, Breeding and Propagation, -Reproductive Biology and Fruit Development, -Plant Protection, -Olive Oil Quality

 

A comunicação oral foi apresentada pela investigadora Isabel Velada, sendo a temática relacionada com a identificação genes que codificam enzimas envolvidas na resposta das plantas a stresses abióticos e ao transporte de reguladores de crescimento, tendo como objetivo aumentar a eficiência do enraizamento adventício numa variedade de elevada importância a nível regional/nacional (‘Galega vulgar’).

O poster Near infrared spectroscopy (FT-NIR) – An eficiente screening tool to assess adventitious rooting efficiency in Olea europaea, do qual a investigadora Hélia Cardoso é primeiro autor, recebeu o prémio de melhor poster na sessão “Genetic Resources, Breeding and Propagation”.

O trabalho integra duas tecnologias, nunca antes associadas no desenvolvimento de um modelo que permite, de forma não destrutiva, monitorizar a eficiência da formação de raízes adventícias – a calorespirometria (focada na respiração celular e determinada ao nível dos tecidos diretamente envolvidos na formação das raízes adventícias) e a espectroscopia FT-NIR (caracterizado pela assinatura espectral obtida ao nível das folhas).

A inclusão das comunicações em quatro sessões de trabalho, ilustram a abrangência do projeto a toda a fileira produtiva do olival e do azeite. Já a seleção para apresentação oral de uma das comunicações, assim como o prémio atribuído a um dos posters, são o reconhecimento das temáticas abordadas.

Decorreu em Sevilha, de 14 a 19 de Outubro, a 6th International Conference on Olive Tree and Olive ProductsOliveBioteq2018.

 

 

 

Publicado em 14.11.2018