UÉ acolheu Encontro de Redes Ibéricas de Escolas Doutorais

O Encontro de Redes Ibéricas de Escolas Doutorais decorreu hoje, dia 12 de outubro, no Palácio do Vimioso da Universidade de Évora com a presença do Presidente da Comissão Permanente da Conferência de Directores de Escuelas de Doctorado de España.

Constituída em fevereiro de 2017 na Universidade de Évora, tal como noticiado no UEline, esta rede ibérica define-se como uma estrutura de cooperação entre as Escolas Doutorais Nacionais, cuja missão visa a melhoria da qualidade dos Programas de Doutoramento (PD), estimulando para o efeito a cooperação interinstitucional e procura conjunta de boas práticas e padrões de qualidade.

A melhoria da qualidade do ensino no Ensino Superior europeu é um dos objetivos centrais do Processo de Bolonha. No caso do 3º ciclo de estudos, o enfoque tem sido colocado na criação de programas doutorais com referência a padrões de excelência e apostando na internacionalização e interdisciplinaridade dos seus conteúdos. Por outro lado, e embora se assuma a investigação como a componente essencial da formação dos futuros doutorados, emerge uma clara tendência para complementar uma formação sólida, em termos científicos e de investigação, com uma formação em competências transversais que possam contribuir para preparar os estudantes para um mercado de trabalho de alguma instabilidade e em permanente mutação.

Para atingir estes objetivos, têm vindo a ser criadas, em muitas universidades nacionais e europeias, estruturas inovadoras. É o caso das Escolas Doutorais, existentes na Europa em formatos institucionais muito diversos, agregadas a outras escolas, ou funcionando como unidades académicas autónomas.

Em Portugal, o número de Escolas Doutorais começou a ganhar expressão e, embora as estruturas já existentes tenham características muito diferentes, dependendo do contexto em que foram criadas, pareceu chegado o momento de criar um espaço para potenciar a dinâmica de atuação destas estruturas, através da criação de uma Rede Nacional de Escolas Doutorais (RNED). A Rede encontra-se neste momento a dar os seus primeiros passos e tem encontrado diversas mais-valias em resultado do pensamento estratégico conjunto e na partilha de ações concretas em curso.

Atualmente, são membros da RNED as IES nacionais membros do CRUP, com ou sem Escola Doutoral constituída, que assinaram o Acordo RNED.

Publicado em 12.10.2018