"Daniel Mareci" Young Research Award para investigadora da UÉ

Glória Nascimento, investigadora do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora e aluna de doutoramento do programa doutoral HERITAS, galardoada com o prémio "Daniel Mareci" Young Research Award” em Praga.

A cerimónia de entrega do prémio decorreu no 10th European Symposium on Religious Art, Restoration & Conservation que se realizou na capital da República Checa entre 31 de maio e 1 de junho, destacando-se pelo estudo desenvolvido em torno da conservação e valorização do retábulo-mor da Igreja de São Sebastião em Évora e da utilização/adaptação funcional dos espaços.

A autora de “um projeto de salvaguarda integrada: estratégias de preservação e de comunicação de retábulos integrados em ermidas” que teve como objetivo a criação de uma estratégia multidisciplinar de salvaguarda de retábulos integrados em ermidas no Alentejo, “conjuga o estudo histórico-artístico e técnico-material destes elementos, no sentido de se estabelecerem estratégias de conservação preventiva e de divulgação do valor patrimonial destes templos”. Sendo a acessibilidade da informação “a chave para uma estratégia de comunicação eficaz”, apresentando ainda “uma reflexão sobre as vantagens do estudo interdisciplinar e, sobre o modo como essa informação pode ser utilizada para promover a valorização e a preservação do património”. A valorização histórica e artística dos edifícios religiosos deve portanto “considerar a sua realidade funcional, uma vez que o seu património integrado está diretamente relacionado com a utilização do espaço”.

Os investigadores da obra sublinham que num edifício religioso, “a arte desempenha um papel fundamental na celebração eucarística e na transmissão de uma mensagem catequética”, pelo que “pelas suas especificidades simbólicas e funcionais”, a investigação deverá “contribuir com dados pertinentes para a realização de uma nova abordagem à sua salvaguarda e valorização”.

Publicado em 04.06.2018
Fonte: GabCom | UÉ