Rede Nacional de Escolas Doutorais criada hoje

O  Acordo de Cooperação para criação da Rede Nacional de Escolas Doutorais (RnED) foi firmado entre nove instituições de ensino superior (IES), numa sessão que decorreu na Universidade de Évora (UÉ). As Universidades de Aveiro, Beira Interior, Évora, Madeira, Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Universitário de Lisboa partilham agora mais este projeto comum.

Esta nova plataforma colaborativa pretende promover a melhoria da qualidade dos Programas de Doutoramento em Portugal, por via da definição conjunta de padrões de funcionamento e ensino e da criação de redes e programas doutorais conjuntos e em associação. Conforme explicou Ana Costa Freitas, Reitora da UÉ, “ um maior contato entre universidades ao nível dos doutoramentos e da investigação é crucial. As universidades portuguesas têm feito um grande avanço nesta áreas e também com as escolas doutorais espanholas, num esforço conjunto do CRUP e CRUÉ, com o objetivo de afirmar a Península Ibérica como espaço ibérico de conhecimento”.

Em causa está ainda o reforço da posição das IES-membro da RnED na formulação das políticas nacionais de educação e ciência, junto de entidades como a Direção Geral de Ensino Superior (DGES), a Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I.P).

Esta é a resposta das IES portuguesas ao contexto europeu e internacional, em que o enfoque tem sido colocado na criação de programas doutorais com referência a padrões de excelência e apostando na internacionalização e interdisciplinaridade dos seus conteúdos, com clara tendência para complementar uma formação sólida, em termos científicos e de investigação, com uma formação em competências transversais que possam contribuir para preparar os estudantes para um mercado de trabalho de alguma instabilidade e em permanente mutação.

Publicado em 23.02.2017