Cogumelos silvestres comestíveis - sistemática e importância ecológica

Acção de Formação para Professores (Grupos 230/520/560)

Formadora: Celeste Santos Silva (Investigadora ICAAM e Professora Universidade de Évora/Departamento de Biologia)

Minimo: 15 participantes

Inscrição aqui

Membros da Ordem dos Biólogos: 70€

Outros: 90€

Os cogumelos abrangem uma ampla diversidade de fungos reconhecidos pelos seus atributos funcionais, em especial a sua actividade saprófila (degradam a matéria morta, principalmente de origem vegetal), e a simbiose que estabelecem com as raizes das plantas (micorrizas).

Os cogumelos silvestres são um recurso não-lenhoso que assume uma importância crescente nos modelos de gestão multifuncional, nos domínios ecológicos, económicos, sociais e ambientais. No entanto, em Portugal são um recurso natural pouco explorado e uma fonte de rendimento quase exclusivamente associada às familias de apanhadores/colectores.

A falta de conhecimentos micológicos poderá estar na base desta situação,pelo que importa informar os proprietários e gestores florestais sobre o valor dos recursos micológicos e as práticas de gestão que favorecem a co-produção de cogumelos silvestres, justificando-se a criação deste módulo de formação.

CONTEÚDOS

DIA 1

Introdução à Micologia

• Sistemática do Reino Fungi