Simpósio Internacional “Conflitos Ambientais e Estratégias Empresariais nas Indústrias Mineiras e Metalúrgicas, Séculos 18-20”

21 e 22 de maio | sala 205 do Palácio do Vimioso| Universidade de Évora

21.05.2015

QUINTA-FEIRA / JUEVES/ THURSDAY

8,30-9,00 h         RECEPÇÃO

9,00-9,15 h         APRESENTAÇÃO

9,15-11,15 h       Primeira Sessão: Conflitos glocais: visões de conjunto

S1.01 Ambiente, saúde e cidadania: o caso das lutas da mineração em Portugal

Ana Raquel Matos (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) Lúcia Fernandes (Centro de Investigação em Sociologia  Económica e das Organizações da Universidade de Lisboa)

S1.02 Conflitos Ambientais e Progresso Técnico na Indústria Mineira em Portugal (1850-1930)

Paulo Guimarães (Universidade de Évora,  Proyecto Excelencia Mineco, HAR2014-56428-C3-1-P)

S1.03 Mineração no Brasil: crescimento econômico e conflitos ambientais

Eliane Rocha  Araujo; Francisco Rego Chaves Fernandes (Centro de Tecnologia Mineral, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Brasil)

S1.04 Las Tierras Raras: encrucijada de conflictos

Pedro Alberto García Bilbao (Universidad Rey Juan Carlos)

11,15-11,30 h     Pausa para café

11,30-13,00 h     SEGUNDA SESSÃO: Projectos mineiros e Conflitos Preventivos

S2.05 Mina “Cobre las Cruces”, un gran proyecto minero aledaño al  área metropolitana de Sevilla y en la cuenca del Parque Nacional de Doñana, principal reserva natural de la Península Ibérica

Félix Talego; Agustín Coca; Ángel del Río (Universidad de Sevilla y Universidad Pablo Olavide)

S2.06 Minas e conflitos ambientais: uma filosofia do risco futuro e do risco invisível

José Rodrigues dos Santos (Cidehus / Universidade de Évora)

S2.07 Mineração de ouro em Boa-Fé, Alentejo: implicações e conflitos ambientais

Teresa Meira (UniversidadeFederal Fluminense); Francisco Fernandes (Centro de Tecnologia Mineral, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Brasil)

13,00-15,00 h     ALMOÇO

15,00-17,00 h     TERCEIRA Sessão: Desastres e Conflitos: pasivos ambientais

S3.08 The Environmental Heritage of Mining in Lower Guadian Basin

Paula Chaínho (Universidade de Lisboa)

S3.09 Deforestation in the Spanish Mining Boom (19th c.). The Case of Lead Mining

Andrés Sánchez Picón, Universidad de Almería, Proyecto Excelencia Mineco, HAR2014-56428-C3-1-P

S3.10 La Sierra de Cartagena-La Unión (Murcia), un caso abierto de agresión medioambiental

Ángel Pascual Martínez Soto, Pedro Baños Páez y Miguel Á. Pérez de Perceval Verde (Universidad de Murcia, Proyecto Excelencia    Mineco, HAR2014-56428-C3-1-P)

S3.11 Conflictos socioambientales  con la minería de sales potásicas en España (1925 – 2015)

Santiago Gorostiza Langa (Centro de EstudosSociais, Universidade de Coimbra-ENTITLE, European Network of Political Ecology)

17,00-17,30 h     Pausa para café

17,30-19,30 h     SESSÃO EM VIDEOCONFERÊNCIA

SV.01 Stories from the underground. Grassroots Environmental Movements in Mining Communities

Marco Armiero & Dag Avango (KTH Royal Institute of Technology, Environmental Humanities Lab)

22.05.2015

SEXTA-FEIRA / VIERNES /FRIDAY

8,30-10,30 h       QUARTA SESSÃO: Trabalho, saúde e contaminação mineira e industrial: retórica e realidade

Trabalho, saúde e ambiente na mineração de amianto no Brasil

S4.12 Lays Helena Paes e Silva (Oficina Ecologia e Sociedade, Centro de Estudos Sociai, Universidade de Coimbra)

Minas de urânio em Portugal: contaminação e justiça

Lúcia Fernandes (Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações da Universidade de Lisboa); Lays Silva (Oficina Ecologia e Sociedade, Centro de Estudos Sociai, Universidade de Coimbra); Sofia Bento (Centro de Investigação em Sociologia Económica e das  Organizações da Universidade de Lisboa); Stefania Barca (Oficina Ecologia e Sociedade, Centro de Estudos Sociais)

S4.13 Smoke in the Mouth: the Word´s Market in the Spanish Smoke Wars

Patricia Garrido Camacho; Juan Diego Pérez Cebada (Universidad de Huelva, Proyecto Excelencia Mineco, HAR2014-56428-C3-1-P)

S4.14 Using Legislation and Expertise to Solve the Conflicts between Industrial Development and Environment in the Cities: The Case of Lisbon in the 19th Century

Ana Cardoso Matos (Universidade de Évora)

10,30-10,45 h     Pausa para café

10,45-12,30 h     REUNIÃO DA REDE CONFLITOS AMBIENTAIS

15:00-16:30        Programa social: passeio pelo centro histórico de Évora (visita guiada)

Inscrição:

Estudantes...................................................... GRÁTIS