Programa LIFE 2018

A Comissão publicou no dia  18 de abril o Convite à apresentação de propostas para o ano de 2018.
Para este período de candidaturas e para o subprograma Ambiente, poderão ser submetidos projetos tradicionais, preparatórios, integrados e de assistência técnica; ao subprograma Ação Climática poderão ser candidatados projetos tradicionais, integrados e de assistência técnica.

As propostas deverão ser apresentadas por entidades legais registadas na União Europeia; os beneficiários poderão ser organismos públicos, organizações comerciais privadas, não comerciais privadas (incluindo ONG).
Pode consultar o calendário para 2018, bem como toda a documentação específica para cada tipologia de projetos, aqui.

Informação adicional para Projetos Natureza e Biodiversidade
O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P presta apoio, no âmbito do LIFE, às candidaturas ao subprograma Ambiente, na área prioritária Natureza e Biodiversidade e nos tópicos relacionados com Florestas e Solos. Além destas funções de apoio, o ICNF, enquanto autoridade nacional para a conservação da natureza e da biodiversidade, está incumbido de emitir as “declarações A8”, para as propostas de projetos no “Domínio Prioritário Natureza e Biodiversidade”, assegurando, entre outros, que estas estão em linha com as políticas adotadas pelo Estado Português, não comportam ações ilegais ou não acarretam impactes negativos significativos sobre outros valores da natureza e da biodiversidade.
Para mais informações sobre as declarações e sobre o apoio a disponibilizar pelo ICNF às propostas, consultar aqui.

 

Consulte a bolsa de ideias de projeto aqui

De 18.04.2018 a 12.06.2018