BI MESTRE - NEWBIE
Área Científica: Licenciatura em Engenharia Zootécnica ou áreas afins; Mestrado em Biologia da Conservação ou áreas afins.

Bolsa de Investigação para Mestre para a contratação de um investigador para desenvolver trabalhos no âmbito do projeto NEWBIE (Grant Agreement 772835) -"New Entrant netWork: Business models for Innovation, entrepreneurship and resilience in European agriculture"

Requisitos de admissão: Grau de mestre. Experiência na aplicação de inquéritos a produtores agrícolas na região Alentejo e na análise das dificuldades de integração das empresas produtoras do sector agro-alimentar no mercado. Conhecimento empírico em circuitos curtos / cadeias curtas de distribuição / comercialização de proximidade de produtos agrícolas e dificuldades de instalação de novos / jovens produtores agrícolas. Exige-se facilidade de comunicação, sentido de responsabilidade, capacidade para desenvolver trabalho autónomo, dinamismo, carta de condução e disponibilidade para deslocações ao estrangeiro. Capacidade de interacção com públicos diversificados. Será dada preferência a candidatos com um bom conhecimento da região do Alentejo e do tecido produtivo agro-alimentar na região. Bons conhecimentos de inglês (oral e escrito) (requisito obrigatório).

 

 

Plano de trabalhos: O projecto Newbie tem como área de aplicação a região do Alentejo e tem como uma das suas actividades principais criar redes entre novos empresários agrícolas, sucessores, consultores, investigadores e actores importantes, a nível regional e nacional. De uma forma mais específica, um dos objectivos deste projecto é o de aumentar a inovação, empreendedorismo e resiliência no sector agrícola europeu permitindo que os novos empresários agrícolas estabeleçam negócios agrícolas sustentáveis e com sucesso. Este objectivo será conseguido através de contacto directo com novos empresários agrícolas e, juntamente com representantes de várias entidades decisoras a nível regional e nacional, encontrar soluções que permitam aos novos empresários agrícolas enfrentar as barreiras/dificuldades com que se deparam ao se tentarem estabelecer com sucesso no sector agrícola.

 

Entre outras tarefas o bolseiro terá de:

1)      Representar a Universidade de Évora nas reuniões da equipa de trabalho;

2)      Elaborar relatórios e outros documentos que sejam solicitados pela entidade coordenadora do projecto;

3)      Criar redes de trabalho entre elementos dos vários sectores (a nível regional e nacional);

4)      Identificar, contactar e realizar inquéritos a novos empresários agrícolas;

5)      Divulgar o projecto, actividades e resultados em diferentes meios;

6)      Organizar e dinamizar acções de esclarecimento/formação/sensibilização dirigidas a diferentes grupos alvo;

7)      Elaborar documentos e relatórios (em português e inglês) solicitados durante o decorrer do projecto.

 

De 20.12.2018 a 10.01.2019
ICAAM