BI LICENCIADO - 6BI/MICROTECH-ART/2018
Área Científica: Bioquímica

Bolsa de Investigação (BI) paralicenciado no âmbito do projeto MICROTECH-ART-Desenvolvimento de uma Ferramenta Analítica para deteção de Microrganismos que proliferam no Património Cultural, PTDC/BBB-IMG/0046/2014, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) ao abrigo do Concurso ICDT 2014, nas seguintes condições:

 Requisitos de admissão: Licenciatura em Biologia, Bioquímica, Biotecnologia ou área afim. Será valorada experiência em culturas de células, técnicas de bioquímica/microbiologia, técnica de Hibridação Fluorescente In Situ (FISH), microscopia de epifluorescência e citometria de fluxo.

 

 

Plano de trabalhos: os microrganismos são fatores importantes a ser considerados no processo de deterioração do Património Cultural. Por isso é fundamental promover um conhecimento mais detalhado destas comunidades e facilitar o desenvolvimento de estratégias de remediação eficazes, reduzindo custos e tempo. O candidato irá otimizar a técnica FISH para a deteção e análise de comunidades microbianas presentes nos bens patrimoniais. O plano de trabalhos envolve:

 

1- Testar a especificidade de sondas desenhadas in silico no grupo de trabalho, específicas para microrganismos de interesse, habitualmente presentes em amostras do Património Cultural e associados à sua deterioração;

 

2- Realizar culturas em meios adequados para os microrganismos de interesse;

 

3- Realizar estudos de aplicação da técnica RNA-FISH na deteção dos microrganismos de interesse em amostras contaminadas;

 

4-Participar em atividades de divulgação e de disseminação de resultados assim como atividades de extensão

 

De 03.09.2018 a 14.09.2018
Anexos